A futurologia é a ciência que estuda o futuro.
Apesar de uma elevada exatidão em pontos específicos, o trabalho de um futurólogo não é indicar o que vai acontecer, mas sim o que poderá acontecer. Em futurologia os cenários e eventos são, ou não, definidos como: -possíveis, -prováveis, -desejáveis.
A Futurologia demonstra-se assim como uma ajuda à tomada de decisões. Apresentando-nos com um conjunto de possibilidades e uma análise dos pontos determinantes (key points), ganhamos uma perspectiva clara de como construir o mundo que desejamos.
As áreas de aplicação da Futurologia situam-se sobretudo a nível político e de alta gestão, sendo que o objeto da Futurologia confunde-se por vezes com o de Estratégia. No limite as metodologias inovadoras da futurologia (planejamento de cenários/ scenario planing) vieram substituir os métodos clássicos de planejamento.
Apesar de a maioria das pessoas não estar familiarizada com o conceito de futurologia, em quase todas as áreas científicas existe algum conhecimento da mesma. Os sociólogos prevêm como os povos irão reagir à globalização Os gestores de marketing prevêm as próximas necessidades do consumidor Os historiadores encontram fatores de repetição da história Os demógrafos indicam-nos que o crescimento da população tende a estabilizar.
A construção de um bom trabalho de futurologia depende assim da transversalidade da sua pesquisa.

Nenhum comentário:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios